sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SUPERANDO AS AMARGURAS




TEXTO: Rute - Capítulo 1,19-21



Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.

Antecedentes da Amargura


Noemi (significado- Doçura; Agradável ou Amável) sai da sua cidade natal Belém (Casa do Pão), com seu marido Elimeleque e seus dois filhos Malom e Quiliom. Belém estava passando por um período precário, uma situação "fome". Perigrinou para a cidade de Moabe, ao leste do Mar Morto. Os moabitas eram senhores de grandes conflitos com os israelista e certa vez seduziram os israelistas para as práticas idolatras e licenciosas do paganismo (Nm. 25,1), adoradores dos deuses Camos e Milcon (tipo Moloque). Ir para Moabe era sair da Casa do Pão e ir para um lugar totalmente abominável. Muitas vezes saimos da casa de Deus por causa de dificuldades que passamos e aí corremos para o lugar de adoração ao "deus estranho". Fugir do problema, não é solucioná-lo. Pois mesmo que procurando a forma mais fácil de resolver, pioramos ainda mais a situação. Procurar "deus sexo"; "deus dinheiro fácil", "deus vícios"; "deus beleza exterior" e etc, pode fazer com que voltemos a casa de Deus pior do que saimos. Se não procuramos a orientação Deus, o problema nos seguirá onde quer que fomos. Noemi volta miserável para Belém.

Os seus problemas não são para sua morte, mas para você crescer com eles. Deus não deseja mudar os seus problemas, mas deseja mudar o verdadeiro causador dos seus problemas - "VOCÊ". Porque se há transformação na sua vida, a ótica que você vê o problema, mudará. E seremos mais que vencedores em Cristo Jesus.



Característica da Amargura


Amargura: angustiar(-se), desgostar(-se), afligir(-se);tornar acrimonioso, áspero, agastado;ter sabor amargo, azedo; tornar doloroso, penoso; sentir sofrimento por; padecer; provocar infelicidade, sofrimento, desgosto e etc.
Pessoas que sofrem de amargura são as vezes tristes, ou desgostosas, ou asperas. Sucessivas perdas causas amargura e por diversas situações podemos nos tornar depressivos.
O ser humano amargo tem uma característica básica é auto-comiseração, com pensamentos que dizem:Ah! Coitado de mim.; Olha o que Deus vez comigo!; Eu sou uma pessoa tão boa, porque isso aconteceu comigo?; Eu não tenho culpa nenhuma, eu nunca faço nada. e etc. Sempre a culpa é dos outros e de Deus, nunca há responsabilidade da pessoa.


Segredo Para Sair Da Amargura

Noemi tinha algo que nada e nem nenhuma circunstância poderia tirar de sua alma - PALAVRA DE DEUS. Quando lembramos do que a Palavra pode fazer em nossas vidas e usando a lei a nosso favor nós podemos retirar a amargura do nosso coração. Noemi usou a palavra através do go'el ou seja um remidor. Aquele que viria a resgatar e dar direito legal a Noemi e Rute de viverem uma vida normal e não de sobreviverem em meio a miséria. Lembre-se o SEU REMIDOR VIVE. Quem é o seu remidor? JESUS CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário