terça-feira, 29 de setembro de 2009

Arrepender (Metanoia)

Arrepender



O arrependimento é o primeiro aspecto da experiência inical da salvação exprerimentada pelo cristão, experiência essa que é chamada de conversão.
A conversão autêntica é uma parte essencial e a prova da regeneração. A regeneração é a obra de Deus no intimo e a conversão é a exteriorização da salvação, por parte do homem, através deo arrependimento e da fé.
Arrependimento é também chamado de Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.
μετάνοια (metanoia 3341)
1. alteração de vida [marginal] de sentido
2. uma mudança da mente pós-pensamento, uma mudança de mente que afectam a vida toda, portanto, envolvendo reformação (mais de μεταμέλομαι (metamelomai 3338), que é só mudar de sentimento, a lamentar).
μετάνοια (metanoia, 3341),-οίας, ἡ, (μετανοέω), uma mudança de mente: como ele aparece em uma que se arrependerem de uma finalidade que tem formado ou de algo que ele fez, Heb. xii. 17 sobre o que ver εὑρίσκω, 3 ([Thuc. 3, 36, 3]; Polyb. 4, 66, 7; Plut. Peric. C. 10; mor. P. 26 a.; τῆς ἀδελφοκτονίας μετάνοια, Joseph. ANTT. 13, 11, 3); esp. a mudança de espírito de quem tenha começado a ter nojo de seus erros e erros, e que tenham determinado a entrar em um ciclo de vida melhor, para que embracc.s tanto um reconhecimento do pecado e tristeza para ela e caloroso alteração, as fichas e efeitos de que são boas obras (Lact. 6, 24, 6 o teria prestado em Lat. por resipiscentia), [Α. V. arrependimento]: Mt. iii. 8, 11; Lc. iii. 8, [16 Lchm.]; Xv. 7; xxiv. 47; Atos xxvi. 20; βάπτισμα μετανοίας, um batismo obrigatório seus súditos ao arrependimento [W. § 30, 2 β.], Mk. i. 4; Lc. iii. 3; Atos xiii. 24; xix. 4; [ἡ εἰς (τὸν) θεὸν μετ. Atos xx. 21, v. μετανοέω, fin.]]; Διδόναι τινὶ μετάνοιαν, para dar um a capacidade de arrepender-se, ou para causar-lhe que se arrependa, Atos v. 31, xi. 18; 2 Tim. ii. 25; τινὰ εἰς μετάνοιαν καλεῖν, Lc. v. 82, e Rec. em Mt. ix. 13; Mc. ii. 17; ἄγειν, Ro. ii. 4 (Joseph. ANTT. 4, 6, 10 fin.); Ἀνακαινίζειν, Heb. vi. 6; χωρῆσαι εἰς μετάν. para chegar ao ponto de arrependimento, ou ser levado ao arrependimento, 2 Pet. iii. 9 [mas veja χωρέω, 1 fin.]; Μετ. ἀπὸ νεκρῶν ἔργων, essa mudança de idéia por que voltamos a partir, desistir de, etc Heb. vi. 1 [B. 322 (277)]; utilizados apenas de melhorar o estado espiritual resultante da profunda tristeza pelo pecado, 2 Co. vii. 9 metros quadrados (Sir. xliv. 16; Sap. Xi. 24 (23); xii. 10, 19; Or. Cara. 7 sq [(cf. Sept ed. TDF. Proleg. P. lxii. Sq )]; Philo, quod det. pote. insid. § 26 init.; Antonin. 8, 10; [Cebes, separador 10. fin .].)*





No tocante ao intelecto = o arrependimento é uma mudança de pensamento ou de ponto de vista no tocante à nossa obrigação para com a vontade e a palavra de Deus. A palavra traduzida em Mt 21,30; Lc. 15,18; Lc 18.13 e Atos 2.36-40 significa mudança de pensamento, de propósito, isto é, de ista referentes à matéria, significa possuir outra atitude mental a respeito de algo; é uma revolução de pensamento a respieot de nossos pontos de vista e atitudes. É também num sentido primário “reflexão posterior”, e , como sentido secundário, mudança de pensamentos.
Tristeza por causa do pecado – o remorso é tristeza em vista das conquencias do pecado, mas o verdadeiro arrependimento condena o pecado que produziu tais conseqüências. Lágriams estão nos olhos do arrependimento, confissão em seus lábios, o penseamento de Deus sobre o pecado em seus pensamentos, o afastamento do pecado é seu caminho, a contrição se apossa de seu coração, o apossar-se de Cristo se encontra em suas mãos e a humildade de maneiras se acha em sua atitude.
"Mas agora estou alegre, não porque vocês ficaram tristes, mas porque aquela tristeza fez com que vocês se arrependessem. Aquela tristeza foi usada por Deus, e assim nós não causamos nenhum mal a vocês. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." 2 Coríntios 7:9-10
Eu confesso as minhas maldades e os meus pecados, pois me deixam muito aflito. Salmos 38:18

Detalhes sobre a questão do pecado

Pecado é cometido primeiramente contra Deus, contra Sua Natureza, Sua Vontade, Sua Lei, Sua Justiça e Sua Bondade. Pecado em Rm 5.12 diz que todo homem é pecador e todos estão em pecado. O pecado é considerado principalmente uma brecha ou rompimento de relações entre o pecador e Deus pesssoal, é o devio do pecador da vontade de Deus. Todo pecado nasce no coração do homem. O pecado causa a ação errônea com a pessoa de Deus. O homem fica destituído da glória de Deus. A omissão do dever também é considerado pegado. Tg. 4,17 - Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.
Cai em declínio espiritual, Jr. 14,7, ocorre quando a alma se distancia de Deus, distância esssa que nas Escrituras é identificada com o pecado e a iniquidade. Designios insensatos é pecado, aqueles que desonram e depreciam o Ser de Deus. A prática do orgulho e da arrogância Pv. 21,4 é a auto exaltação que denota uma atitude errôna da mente e do coração para com o proprios Deus. Mumuração contra Deus que mostar a insatisfação com o plano e com a providência divina. Nm. 21.7
O pecado causa a ação errônea a vontade de Deus que causa rebeldia e obstinação, vontades fortes são fonte de grande bem, quando enfileiradas ao lado da justiçã e da vontade de Deus; do contrário, produzem grande males.
A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele. 1 Samuel 15:23
Essa relação com Deus de forma desfocada age com desobediência, no sentido de insubordinação contra a soberania de Deus. Jr. 3,25, não se dá ouvido a vontade de Deus. Incluimos também a transgressão da lei- “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” IJo 3.4 A definição mais comum de pecado é esse versículo . a lei fixa e linha divisório entre o bem e o mal, qualquer que a transponha é pecado.
O pecado causa a ação errônea em relação aos homens incluindo no FAVORITISMO – Tg. 2.9, quando se trata de acepção de pessoas não no sentido do uso da misericórdia e sim na base do lucro ou satisfação pessoais, que é evidentemente errado. Causa injustiça I Jo 5,17, causa desprezo ao semelhante PV. 14,21, que é a ação do próprio egoísmo e que está totalmente em desobediência a vontade de Deus.
No tocante a vontade = O arrependiemtno pode ser definido como mundação de pensamento para com o pecado e para com a vontade de Deus, o que conduz a uma transformação de sentimentos e de propósitoa a seu respeito.
A confissão do pecado a Deus - Sl. 32.3-5
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.
pecado deve ser abandonado
Pv 28.13 –
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Quando o arrependimento é genuíno os homens se voltam das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus; abandonam aquilo que Deus perdoa, e renunciam aquilo que Ele remite. A confissão do pecado e do erro juntamente com a reparação devida pelos mesmos, quando possível é a expressa externa do ato interior do arrependimento.
O arrependimento é um dom divino, resultado da graciosa operação de Deus na lama do homem, devido à qual ele se dispõe a essa mudança; Deus é quem lhe concede o arrependimento. Quando há uma palavra dura do profeta usado por Deus é para trazer senão arrependimento do povo e não endurecimento de coração.

CONSEQUENCIAS DO ARREPENDIMENTO


Alegria no céu- Lc. 15.7-10 – o céu entrar em jubilo pelo pecador que se arrepende.
Perdão – O arrependimento habilita nos para a recepção do perdão, ainda que não nos dê esse direito. Somente o sangue de Jesus é que pode fazer isso. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Isaías 55.7
Recepção do Espírito Santo – O arrependimento faz parte essencial do requisito subjetivo que visa à outorga do Espírito Santo. É justamente isso que põe a alam em atitude receptiva. O pecador pedoado recebe o selo do Espírito Santo.


Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38



Arrependimento é a  expressão do desejo e da vontade de Deus para os todos os homens.
2 Pedro 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário