sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A intercessão traz vitória





Êxodo 17, 7 - 16 – A intercessão traz vitória




1. MURMURIO E REFIDIM - ÊXODO 17, 7


Segundo alguns estudiosos da Torá – Porque tentais a Deus? O pecado de Israel não constituiu em querer água, mas na sua atitude para com Deus. Apesar de Deus são haver demonstrado que podia providenciar água; pão e carne, o povo resistia ao comando de Moisés e duvidava do cuidado de Deus. Refidim – primeira estação dos israelistas, após a saída do Egito.


Amaleque atacou os filhos de Israel em Refidim, logo após eles terem “murmurado” e duvidado de Deus, dizendo: Deus está ou não entre nós?


Este ataque ensinou –nos uma lição que infleizmente,repetiu-se muitas vezes em nossa história. Sempe que começarmos a duvidar de Deus, abandonamos nossa fé e acabamos por ser desobedientes, onde aparece – “Amaleques” que é a encarnação do mal.


Murmurio - “O SEU DESERTO TEM O TAMANHO DE SUA BOCA”


A murmuração é uma declaração de insatisfação para com Deus. Quando murmuramos, nós estamos dizendo a Deus que não concordamos com Ele, que Ele é injusto em permitir que determinadas coisas nos aconteçam, que Ele não se importa conosco, assim como os discípulos afirmaram no barco: "Não te importa que pereçamos!" A murmuração, além de não resolver só agrava o problema, e é uma declaração antecipada de derrota. É uma afirmação de incredulidade. Quando murmuramos, estamos dizendo de forma indireta para Deus que não confiamos nele, nem nos seus propósitos.


Finalmente, a murmuração não aperfeiçoa o nosso caráter, nem nos faz crescer. Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontramos diante de problemas e lutas por sabemos que tudo isto é bom para nós - ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força do caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas (Rm. 5. 3 e 4 - A Bíblia Viva).



2. OS AMALEQUISTAS – ÊXODO 17, 8 E 9




Amaleque é um dos principes de Edom. Descendentes do neto de Esaú, os amalequitas viviam de pilhar (subtrair de maneira fraudulenta; apossar-se do que pertence a outrem; furtar, roubar das outras tribos, apossar-se de bem alheio por meio de violência; saquear), muitas vezes matando por puro prazer. Atacaram a retaguarda (termo militar: denominação genérica por que se designa a última companhia, fila ou esquadrão de qualquer corpo de exército).


Deuteronômio - Capítulo 25,17-18: "Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; Como te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus."






3. AMALEQUE FERIU OS FRACOS




Fracos - carente de vigor; pouco robusto; debilitado, frágil; que cede facilmente à vontade de outrem; falta de autoridade:
* Inconstates - que está sujeito a mudanças, a variações; que não se mantém uniforme; intermitente, mutável, variável
* Ausência de Luminosidade ou brilho: desanima; abandono, desalento:
* Quem carece de conhecimento da verdade; ignorante
* Cansado - que se estragou; gasto, velho, que se cansou; já não produz (diz-se de terra); infértil, abatido, abombado, acabado, afadigado, aplastado, bombardeado, combalido, consumido, desgastado, embotado, enfraquecido, esfalfado, esfandegado, esgotado, estafado, exaurido, exausto, extenuado, fatigado, frouxo, gasto, lânguido, lasso, moído, pregado, quebrado, quebrantado, usado; ver tb. sinonímia de entediado
* Afadigado - incomodado por; molestado, aborrecido; que pressupõe uma árdua atividade; que trabalha intensamente; ansioso, apressado.




4. SEPARANDO ALGUNS E NÃO TODOS – Êxodo 17,10


Ao mesmo tempo que Moisés sobe ao monte para orar com Hur (segundo Flávio Josefo marido de Miriã, cunhado de Moisés) e Arão (irmão de Moisés).


5. O CAJADO = AUTORIDADE ESPIRITUAL – ÊXODO 17,09



O cajado é o bordão de pastor. Um bastão com uma das extremidades arqueadas usado para se guiar, apartar e recolher as ovelhas. Útil também como instrumento de viagem do peregrino para proteção e apoio, principalmente em caminhos acidentados. Entender a importância do significado de um cajado na indumentária de um pastor é tarefa que despende pesquisa da Palavra de Deus, e, coração e mente abertos para captar a revelação do Espírito Santo sobre a figura do cajado quando ela aparece nas mais diversas situações na Bíblia. Vejamos alguns dos textos onde o cajado aparece e tentemos extrair ensinamentos práticos para nossa vida e ministério.


Haste/ Tribo, palavra hebraica matteh (Uek), usada aproximadamente 250 vezes no AT.


Cajado - bordão ('vara') de pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo para permitir puxar as pernas dos animais.


Levantar as mãos e o cajado é um símbolo de seus poder durante as pragas e representa o poder de Deus. O cajado tem a simbologia de ser a Autoridade Espiritual que Deus deu a Moisés, não há poderes mágicos no cajado, mas há o homem escolhido por Deus. Também chamado de Vara / Bordão/ Bastão.


Um cajado tem extremidades arqueádas usado para guiar, apartar e recolher as ovelhas. Também pode ser interpretado com um cetro real, símbolo de autoridade, unção e poder (Sl. 110,2)


A autoridade deve ser exercida com JUSTIÇA, BENIGNIDADE E SABEDORIA, exemplo do cajado de Judá (Gn. 49,9 – 10).


Devemos tomar cuidado para não usar o cajado da forma errada, contra a vontade de Deus. (Nm 20,10)


O cajado em diversas passagens bíblicas serve:

a) conduzir o povo no deserto para a terra prometida;
b) abrir o mar Vermelho;
c) destronar deuses (idolatria)
d) devorar a serpente
e) ferir amalequitas
f) providenciar água e alimento (Is. 3,1)
g) penhor (ato ou palavra que assegura o cumprimento de um compromisso, obrigação, promessa etc.; garantia, segurança, prova), como no caso de Judá e Tamar;
h) O instrumento de consolo e fortalecimento (Sl.23,4),
i) Disciplina
j) santificar;
l) ofertar;
m) combater, ferir e matar o inimigo;
n) O cajado do homem escolhido por Deus floresce: "E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós." Números - 17,5
Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas. Números - 17,8


6. O SUBIR AO MONTE – ÊXODO 17,10




Subir ao monte tem significados profundos:


* Buscar a face de Deus; (Face a face falou o SENHOR conosco, no MONTE, do meio do fogo – Deut. 5,4)


* Adorar
* Maior comunhão com o Pai
* Ofertar (Gn 22,2)
* Firmar promessas
* Sinal de obediência
* Dencaso – Nm 10,33
* Zelo do Senhor se manifesta
* Segurança do Senhor
* Encontro com o Senhor - Vem depressa, amado meu, faze-te semelhante ao gamo ou ao filho da gazela, que saltam sobre os MONTEs aromáticos. Cantares 8,14
* Ter atenção


7. A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA – ÊXODO 17, 10 - 13

1. valor da intercessão :


* Interceder significa pedir em favor de alguém, rogar por alguém ou situação
* Intercessão é lutar no mundo espiritual, lutar a favor de pessoas
* Interpor –se ou colocar –se entre. (É se colocar entre Satanás e a sua força de destruição e aquele a quem ele quer destruir, e livrar o opirmido. É colocar entre Deus e algum que carece do favor divino, e clamar por libertação.
* Intercessão é o pastro da alma espiritual que traz à luz filhos espirituais.
* Intercessão é dar à luz no reino do espírito ás promessas e propósitos de Deus.


2. Como interceder?


*Trazer o assunto aos pés da Cruz;
*Amarrar demônios
*Louvar a Deus pela vitória


3. Quem pode interceder? ? I Tm 2,1 e Tg. 5,16


* Todos os nascidos da água e do fogo - Joa 3:5 e Jo 14,12
* Quem gosta de orar
* Gastar horas de oração
* Vida de um Intercessor
* Vida de Oração

4. Vida de Humildade – a humildde nos coloca como servAtentos ao Sinais, para discerni-los

5. Deve ter uma vida de renuncia


6. Comunhão e perseverança


7. Identificação com o amor de Deus


8. Compaixaõa com os que sofrem


9. Idenficação ou seja EMPATIA E NÃO SIMPATIA . SIMPATIA É ASSIM – SINTO MUITO PELO SEU PROBLEMA; EMPATIA É EU SINTO COMO VOCÊ SENTE


10. Discernimento Entre O Divino, Humano Ou Diabólico


11. Autoridade Espiritual



Comentários Referente à oração

*“A ORAÇÃO É A CRENÇA CRISTÃ DE QUE MAIS SE FALA, MAS A QUE MENOS SE PRATICA”. - H. M. S. Richards
*Uma pesquisa deu o seguinte resultado: “Em média o cristão passa somente 3 minutos por dia em oração, e o pastor em meia 7 minutos.
* A ORAÇÃO, ENFURECE, PROVOCA ALARME E FAZ TREMER A SATANÁS. Mateus 17:21 – “ Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum”.
* “A ORAÇÃO ENFURECE SATANÁS PORQUE ELE SABE QUE SOFRERÁ UMA PERDA”. (Testimonies for the Church, T. I, p. 295).
* “Ele detesta o nome de Jesus, nosso Advogado; e quando vamos fervorosamente a Ele pedindo ajuda, a hoste de Satanás se alarma”. (Ibidem, p. 296).
* Satanás conhece muito bem o poder que podem ter os crentes quando dependem de Cristo para sua fortaleza. “Quando humildemente solicita ajuda do poderoso Conquistador, o mais débil crente na verdade, confiando firmemente em Cristo, pode repelir com êxito a Satanás e toda sua hoste.” (Testemunhos Seletos, Tomo I, p. 139??)


8. O SENHOR É A MINHA BANDEIRA






JEOVÁ-NISSI – “Deus é nossa vitória” (Êx. 17:15) - O Senhor é a nossa bandeira; o nome é interpretado pelo contexto. De maneira um pouco familiar, depois da derrota dos amalequitas, Moisés erqueu um altar e o denominou de Yhweh Nissi o senhor é a minha bandeira. Esses, entretanto não são nomes de Deus; mas, apenas, comemoram certos acontecimentos . Jeová Nissi - Minha Bandeira Ex 17:15. Em momentos de perigo Ele levanta a Sua bandeira em Nossa defesa Is 59:19. Esta bandeira para os meus inimigos é terror mas para mim é a Sua cobertura de amor e refrigério (Cant 2:4 Cant 6:4). No Sl 60:4 o salmista diz que o estandarte é dado aos que O temem para que diante do arco eles recebessem livramento.Ver Salmo 77


Moisés recebeu esta revelação no momento em que Israel venceu uma batalha onde a intercessão foi a arma chave. Sempre que intercedemos a bandeira de Deus se levanta para nos proteger


Existe uma frase no vale da Benção da Missão Antioquia em São Paulo. Esta frase fica em uma placa a caminho de um lugar chamado "Casa de oração". Nesta Casa de Oração há intercessão 24 horas por dia , quem sobe em direção à esta casa lê "Interceder significa invadir na fé o terreno do inimigo e plantar ali a bandeira vitoriosa da cruz"






Bibliografia:



Biblia de Estudo Almeida Ferreira;
Biblia de Estudo Vida;
Biblia de Estudo Pentecostal;


Comentário Biblico Ed. Vida;


Monte Sião;
Biblia Net



Elaborado por: Evangelista - Amábile Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário