segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DONS DO ESPÍRITO SANTO


TEXTOS BIBLICOS – EDIÇÃO NVI

Romanos 12, 3-8

Ver: 3-"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”.
Ver: 4-Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
Ver: 5-assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
Ver: 6-Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizarseja ela segundo a medida da fé;
Ver: 7-"Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;”.
Ver: 8-”se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”.





Efésios 4,7-12

Ver: 7-E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.
Ver: 8-Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens"ª.
Ver: 9-(Que significa "ele subiu", senão que também havia descido às profundezas da terra?
Ver: 10-Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.)
Ver: 11-E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
Ver: 12-com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
Ver: 13-até que todos alcancemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

1 Coríntios 12,4-11

Ver: 4-Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Ver: 5-Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Ver: 6-Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
Ver: 7-A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
Ver: 8-"Pelo Espírito, a um é dada à palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;"
Ver: 9-"a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;"
Ver: 10-"a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas."
Ver: 11-Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

Charismata - carismatwn - dons da graça de Deus
Diakoniai - diakoniwn - Maneiras de servir
Energon - energwn - Energia – energia que Deus inspira em todos

I Coríntios 12,28-31

Ver: 28-"Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas."
Ver: 29-São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
Ver: 30-Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
Ver: 31-Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. O Amor Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.

Dons do Espírito Santo

I. TRÊS DONS QUE MANIFESTAM O PODER DE DEUS

1. Dom de Fé, consiste em um impulso à fé implantada pela oração do Espírito Santo para executar aquilo que Deus determinou que fizéssemos. Gera uma atmosfera de fé que dá a convicção de que agora tudo é possível. (Jo14,12)

2. Dons de Curar, a cura de um corpo enfermo pela fé é um fruto da morte de Cristo na Cruz do Calvário (Is.53,4-5), é uma operação do Espírito Santo, pela qual o poder de cura que Jesus ganhou é transmitida ao doente de modo abundante, imediato, para a cura completa.Exemplos At. 3,1-10 – A cura do um coxo de nascença.

3. Dom de Operação de Maravilhas, (1 Cor. 12:10,28,29): No grego encontramos a palavra “dynameis” (poderes). Esse dom pode incluir a expulsão de espíritos malignos e ressurreição de mortos (Atos 9,36), multiplicar pães e etc. Mas será que a última ressurreição foi a de Dorcas? Não, nem podemos dizer quantas pessoas podem ter ressuscitado. A fim de testificar temos a história documentada do profeta presbiteriano John Welsh (1570-1622) , o genro de John Knox. Welsh era um homem de oração, passava de sete a oito horas de oração diários. Este escocês foi poderosamente usado por Deus, quando houve o falecimento do herdeiro do lorde Ochiltree. Welsh passou mais de 48 horas orando pelo então amigo. Welsh se recusava a deixar o corpo do rapaz, e seu amigos não entendiam porque, até que o rapaz abriu os olhos e bradou: Ah, senhor, estou bem, mas minha cabeça e minhas pernas....” Existem inúmeros relatos das diversas manifestações do Espírito Santo, na Reforma Escocesa. (*) Livro Surpreendido Com A Voz de Deus. Autor: Jack Deere, Editora Vida, páginas 70-72. Constitui numa operação do Espírito Santo que é transmitido o poder ilimitado de Deus. Joa. 11,43-44




II. TRÊS DONS REVELAM A SABEDORIA DE DEUS

1. Dom de Palavra da Sabedoria, esse é a operação do Espírito Santo que a compreensão (Ef.3,4) da profundidade da sabedoria de Deus é aplicada. Mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico (At. 6.10; 15.13-22).

2. Dom de Palavra da Ciência ou Conhecimento, trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias, ou verdades bíblicas. (At. 5.1-10; I cor. 14,24-25)

3. Dom de Discernir Os Espíritos, trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo ou não. O portador do dom recebe pelo Espírito Santo revela a fonte de onde vem a inspiração divina (At. 15.32), podem representar o pensamento do coração daquele que às apresenta ou podem provir de fonte impura ou contaminada. Este dom é útil, pois constitui uma proteção divina, pela qual a Igreja fica guardada de más influências.

Trecho acima em grego:
logoV - logos – palavra, no grego indica o poder da transmissão de idéias, de comunicar o poder conferido e logos significa também razão.

III. TRÊS DONS TRANSMITEM A MENSAGEM DE DEUS

1. Dom de Profecia, é uma mensagem de Deus dada ao portador do dom por inspiração do Espírito Santo. O profeta deve transmiti-la exatamente como a recebeu. Deus disse: “Aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra. (Jr. 23.28). A atitude daquele que profetiza deve ser: “A palavra que Deus puser na minha boca, esta falarei. (Nm. 22.38). A mensagem recebida por inspiração do Espírito Santo não é transmitida mecanicamente, mas fiel e consciente, pois “os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas” (I Cor. 14.32). È transmitir a profecia que recebeu de Deus. Se fosse o próprio Deus que estivesse falando, não haveria necessidade de se julgar a mensagem. A FINALIDADE DA PROFECIA É TRANSMITIR A MENSAGEM COM O CONTEÚDO DE EDIFICAÇÃO, EXORTAÇÃO, CONSOLAÇÃO É ÁS VEZES A PREDICAÇÃO DE ACONTECIMENTOS FUTUROS ( At. 11,27 e 21,10-11). O DOM DE PROFECIA SE MANISFESTA ATRAVÉS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.

2. Dom de Variedade de Línguas, essas línguas podem ser humanas e vivas (At.2,4-6) ou línguas de anjos (I Cor. 13,1).Línguas estranhas faladas no culto devem ser seguidas de sua interpretação, também pelo Espírito, para que a congregação conheça o conteúdo e o significado da mensagem. A palavra de Deus dita em línguas e interpretada pode conter a revelação de advertência, profecia ou ensino para a igreja.

3. Dom de Interpretação de Línguas, capacidade concedida pelo Espírito Santo de compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas. A interpretação de uma mensagem em línguas pode ser um meio de edificação da congregação inteira, pois toda ela recebe a mensagem. Quem fala em línguas deve orar para que possa interpreta-las.


Dons Ministeriais do Espírito Santo e Outros Dons
(Efésios 4,11 , I Coríntios 12,28-31 e Romanos 12, 6-8)

I. SIGNIFICADO DA PALAVRA MINISTÉRIO

a) Ministro – (I Cor. 3.5; 4,2 e II Cor. 3,6; 6.4), significa um servo de Deus que ocupa um ministério, que é um encargo constituído por Deus, que da parte de Cristo (II Cor. 5,20). Funciona na Igreja do Deus vivo – (1 Tm 3,15).
b) Ministros – são os instrumentos pelos quais Jesus, o cabeça da Igreja, executa a sua direção sobre ela. Aquele que está incumbido de uma função.
c) Ministério sagrado- Trabalho ou função de serviço na Igreja, exercido pelos que têm ordens. Cargo, incumbência, mister ( o Ministério Cristão) - Dicionário Aurélio .Os ministros de Deus tem um chamado para ocupar esse cargo, ás quais oferece um preparação sobrenatural para a função que irão exercer. Tudo isso Jesus faz por meio do Espírito Santo. A indicação dos ministros deve permanecer nas mãos de Jesus (Ef. 4,11).
HÁ PREJUÍZO INCALCULÁVEL QUANDO OS MINISTROS SÃO ESCOLHIDOS POR PREFERÊNCIAS HUMANAS, SISTEMAS E ORGANIZAÇÕES, QUE AO INVÉS DE SER UMA IGREJA REGIDA PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, É REGIDA POR SITUAÇÕES POLÍTICAS E PREFERÊNCIAS PESSOAIS DAQUELE QUE UNGE “MINISTROS”, MADE IN CHINA, OU SEJA FALSIFICADO.

II. O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO

A operação do Espírito Santo nos Ministérios deve ser total, a solução de problemas de hoje está em voltar para os caminhos antigos, gozando das vitórias dos tempos apostólicos.
Os servos do Senhor estavam plenos do Espírito Santo, e devemos procurar também está plenitude que é se buscar agir como Cristo agiria e ter o fruto do Espírito Santo.
O Espírito Santo transmite a chamada divina àqueles a quem Deus chamar (Gl.1,15 -16) e revela essa chamada aqueles que têm o encargo de separa-los para o santo ministério.
O Espírito capacita os chamados, proporcionando a preparação sobrenatural, de acordo com o serviço para o qual Deus chama seus servos. Mas, sim receber a devida preparação da parte de Deus. A PREPARAÇÃO DO MINISTRO, CONFORME O NOVO TESTAMENTO, É UMA OBRA QUE O ESPÍRITO SANTO QUER FAZER (RM. 15,18-19 E HB 2,4). JESUS COMO HOMEM RECEBEU ESSA PREPARAÇÃO PELO REVESTIMENTO DE PODER (LC 3,22) E PELOS DONS ESPIRITURAIS (LC. 5,17 E 6,19). O Espírito Santo transmite o poder e a sabedoria de Deus para os servos do Senhor em seus ministérios.
Guia os servos do Senhor, revelando o plano de Deus. Ele é o ativador da obra do Senhor, opera nos servos como instrumentos.
A Bíblia declara que: Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Rm. 11,29). A vocação é irremediável. Porém exercer o ministério deve levar aos dons espirituais (segundo a necessidade de Deus) e caráter com virtudes cristãs (Gl.5,19 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.), bom testemnunho e trajetória.


III. MINISTÉRIOS

A. APÓSTOLOS


I. OS 12 APÓSTOLOS DE JESUSOs apóstolos de Jesus: Lucas 6.13: Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos. Em Grego: maqhtaV /maqhthV - estudante, aluno , discípulo (manqanw - aprender); apostolouV - apóstolo

II. Apóstolos de Jesus– os 12 discípulos, e incluindo Paulo (Gl. 1,1) e Tiago irmão de Jesus (Gl. 1,19), os APOSTOLOS DE CRISTO, detinham a condição especial de terem sido testemunhas oculares do Jesus histórico, especialmente depois da ressurreição, de terem sido autorizados pessoalmente (Mc.16) e terem sido inspirados pelo Espírito Santo, em tudo que fizeram.

III. O MINISTÉRIO APOSTÓLICO – enviado, mensageiro das igrejas. Mensageiros que são enviados em missões, representantes de Cristo para cumprirem a grande missão de levar o Evangelho as nações. Assim como diz Paulo: “Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.” (I Cor.4,9). Podemos dizer que os missionários tenham o dom do apostolado, mas eles não se intitulam APOSTÓLOS, pois a compreensão nos relata que este título é relacionado a primeira e segunda geração de discípulos de Jesus Cristo. Consiste em algumas características básicas:

a) Evangelizar: È enviado ao mundo. É o homem que tem um desejo ardente de que o evangelho chegue a todo mundo e a toda criatura. Paulo exemplifica bem este desejo em Romanos: “Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos - Capítulo 1,14-16
b) Acompanhar a evangelização com prodígios, sinais e milagres (II CO 7,7; Rm. 15,19), Paulo tinha todos os dons espirituais:” Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. II CO 7,7”.Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo. De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus. Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras; Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.” Rm. 15,16-19
c) Fundar Igrejas (I CO 3,1-11) – a evangelização em novas áreas, necessitarm basicamaente ser doutrinada e também capacitar novos obreiros e ministros para obra de Deus. (I CO 9,12).
d) Supervisionar as igrejas com autoridade – interceder, ensinar a sã doutrina, animar, instruir, corrigir erros, disciplinar e etc.


B. PROFETAS

São os prováveis pregadores, constitui o ministério da Palavra de Deus, aqueles que visam a edificação, a exortação, consolação e instrução da Igreja. ALGUMAS VEZES podem ser usado para predizer o futuro, mais isso não é a parte centro do ministério.
Exemplos de predizer em Atos11,25 a 29:
“E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. 28. Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia, e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio. Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia; o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.”
a. Edificação - aperfeiçoamento moral ou religioso (dicionário Aurélio), instruir, transmitir conhecimentos a; ensinar. A Palavra de Deus transmitida para dar estrutura espiritual;
b. Exortação - animar, estimular, aconselhar,
c. Consolação - Aliviar ou suavizar a aflição, o sofrimento, o padecimento de, proporcionar sensação agradável a; dar prazer a
d. Instrução - Ensino, conhecimentos adquiridos; cultura, saber , ministrar o ensino de; transmitir conhecimentos de; instruir; lecionar; transmitir conhecimentos a; instruir, educar, treinar, pregar, doutrinar e etc
e. Admoestar - Censurar, repreender com brandura; aconselhar; advertir; lembrar, avisar, advertência com brandura.
O caráter, a solicitude espiritual, o desejo e a capacidade do profeta incluem: zelo pela pureza da igreja (Jô 17,15-17); profunda sensibilidade diante do mal e a capacidade de identificar e detestar a iniqüidade (Rm12,9); profunda compreensão do perigo dos falsos profetas e falsos ensinos (Mat. 7,15), dependêcia continua da Palavra de Deus para validar sua mensagem (Lc. 4,17-19) e o interesse pelo sucesso espiritual do reino de Deus e identificação com os sentimentos de Deus (Mt. 21,11-13)

C. EVANGELISTAS

A função de um evangelista é em primeiro lugar a de apascentar. Apascentar significa doutrinar, ensinar; guiar, pastorear; guardar durante o pasto e alimentar, nutrir e sustentar. São homens e mulheres de Deus capacitados e comissionados por Deus para anunciar o evangelho. Levar as boas novas da salvação aos perdidos. A proclamação do evangelho reúne em si a oferta e o poder da salvação. (Rm 1,16). O Evangelista é essencial no propósito de Deus para a igreja. A igreja que reconhece o dom espiritual de evangelista e tem amor intenso pelos perdidos, proclamará a mensagem da salvação com poder convincente e redentor. O evangelista mais conhecido da Bíblia, além do próprio Jesus, é o evangelista Filipe em At. 21,8 e II Tm. 4,5. A função é evangelizar (Col. 1,5-7), batizar (Atos 8,12), ensinar a doutrina da igreja ( I Tm 1,6-8) e instruiri homens fiéis ( II Tm. 2,2) e corrigir o que está errado (Tito 1,5).

D. PASTORES

Os pastores são aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. Também chamados de presbíteros (At. 20, 17; Tt. 1,5) e bispos; supervisores e também denominados de anciões (1Tm3,1; Tt. 1,7).
A tarefa do pasto é cuidar da sã doutrina, refutar a heresia (Tt. 1,9-11), ensinar a Palavra de Deus e exercer a direção da igreja local, ser exemplo de pureza e da sã doutrina e esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam na graça divina. Pastores são ministros que cuidam do rebanho, tendo como modelo Jesus, o Bom Pastor.
Os pastores eram escolhidos, não por política igrejeira, mas segundo a sabedoria do Espírito concedia à igreja enquanto eram examinadas as qualificações espirituais e morais do candidato.
Pastores são homens que geralmente são capacitados com o conjunto de todos os outros dons, neste texto citados. ( Visão apostólica; é um profeta de Deus, pois faz uso da Palavra de Deus; ser evangelista em tempo integral e mestre )

*Os pastores no oriente passam uma vida solitária. Eles vagueiam por lugares muito distantes das habitações, à procura de pastagens, e têm de proteger os seus rebanhos de dia e de noite. o pastor, logo de manhã, faz sair as ovelhas do seu aprisco de ligeira construção, e chamando-as as conduz - elas seguem-no ‘porque lhe reconhecem a voz’ (Jo 10.1 a 5). As ovelhas vão atrás do seu guardador, e como que o cercam às vezes com sua confiança naquele que as protege do terrível lobo. A água é objeto de grandes cuidados da parte do pastor. É por isso que os poços, como o de Berseba, e os ribeiros, são grandes recursos e centros de pastagens (Sl 23.2). À hora do meio-dia é costume dar de beber aos animais. No fato narrado em Gn 29, o principal incidente é a remoção da pedra de cima do poço, para que o rebanho de Raquel possa beber. Essa pesada pedra tinha ali sido colocada como proteção contra o pó e a areia. Mais tarde Moisés prestou ajuda semelhante às filhas de Jetro, deitando água nos bebedouros para as ovelhas. Até hoje é o poço geralmente o lugar de reunião no oriente. (*veja Poço.) Se acontece desgarrar-se uma ovelha do rebanho, é dever do pastor procurá-la até a encontrar (Ez 34.12 - Lc 15.4). os objetos que ordinariamente constituíam o equipamento do pastor eram um grande cajado, um curto e grosso bordão, e uma funda. À tarde, quando o pastor leva o rebanho para o aprisco, obriga as ovelhas a passar debaixo de uma vara, pela porta, observando cada animal que passa ao alcance da mão (Lv 27.32 - Jr 33.13 - Ez 20.37). Cumprindo a sua missão durante o dia, ainda tem que vigiar o rebanho durante a noite (Jo 10.3). o terno cuidado do pastor pelas ovelhas se patenteia na maneira como presta atenção aos fracos e enfermos membros do redil a seu cargo (Gn 33.13 - is 40.11). As relações entre Deus e o seu povo são assemelhadas às que existem entre o pastor e as suas ovelhas (Sl 23.1 - 80.1 - vejam-se as passagens messiânicas is 40.11 - Zc 13.7). Jesus a Si mesmo Se chama ‘o bom Pastor’ (Jo 10.11 - cp. com Hb 13.20 - 1 Pe 2.25). (*veja ovelhas). http://www.bibliaonline.net/scripts/biblia.cgi*

QUADRO DO PASTORADO NO NOVO TESTAMENTO

Por Dr. Russell P. Shedd
Vários aspectos do pastorado no N.T. podem ser percebidos com os títulos usados para indicar o papel do líder humano da igreja.
A) "Pastorear","Pastor" (At 20.28; Ef 4.11; 1Pe 5.2), deve arrebanhar e não espalhar.
B) "Bispo", "Atender" ou "Cuidar"(At 20.28; 1Tm 3.1-7; Tt 1.7), deve reger como participante (monarquia constitucional). A única autoridade que o Bispo têm, lhe é passado do Senhor, o Supremo Pastor (1Tm 3.4,5; 1Pe 5.3, "não como dominadores").
C) "Ancião" ou "Presbítero", com idéia de "Patriarca", pai de família (At 20.28; Tt 1.5-9; 1Tm 5.17-25), com idéia de quem é experimentado e tem capacidade de admoestar ou encorajar (1Co 4.14-21).
D) "Diácono", "servo", "garçon", "escravo" (1Co 3.5-9; 2Co 4.5), destacando a humildade e cooperação com o Dono da "casa".
E) "Despenseiro","Administrador", deve ser fiel no que não lhe pertence (1Co 4.1-5).
F) "Líder,"Guia", responsável pelas almas daquelas que os seguem (Hb 13.7-17).
I - Jesus e Pedro (Jo 21.15-23)
A) Condição Básica:
"amas-me mais do que estes outros" (v.15).
"Tu me amas" (v.16,17).
"estenderás tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres" ( v.18 ).
B) Incumbência Central:
"Apascenta os meus cordeiros" (v.15).
"Pastoreia as minhas ovelhas"(v.16, 17).
C) Modelo - João 10 demonstra como pastorear pelo ensino e ação:
1. Entra pela porta (v.2);
2. As ovelhas conhecem a Sua voz (v.2);
3. Ele os chama pelo nome e os conduz para fora (v.3);
4. Ele é seguido por ser conhecido (v.4);
5. Ele dá a vida pela ovelhas (v.11);
6. Ele conhece Suas ovelhas e elas O conhecem (v. 14,15);
7. Ele Se preocupa com as ovelhas fora do aprisco (v.16) e
8. Ele é ouvido e seguido (v.27).
II - Paulo e os "Pastores" de Éfeso (At 20.17-38 )
A) Condições Básicas:
"servindo como escravo ao Senhor com toda humildade, lágrimas e provações" (v.19).
"Em nada considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus." (v.24).
"... E recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: 'Mais bem aventurado é dar do que receber'".
B) Incumbência Central:
"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constitui bispos" ( v.28 ).
"Vigiai"(v.31).
C) Modelo de Paulo pastorear:
1. Abrangente - "não deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa" (v.20); "jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus" (v.27) e "passei pregando o Reino" (v.25).
2. Seguro - "ministério ... de testemunhar o evangelho da graça de Deus" (v.24).
3. Responsável - "Estou limpo do sangue de todos" (v.26), "não cessei de admoestar, com lágrimas a cada um" (v.31) e "Encomendo-vos ao Senhor e a palavra de sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados" (v.32).
4. Paciente - "Vigiai, lembrando-vos que por três anos, noite e dia, não cessei de vos admoestar" (v.31).
5. Dedicado - "Jamais deixando de vos ... ensinar publicamente e também de casa em casa" (v.20); "Tenho vos mostrado em tudo ... trabalhando assim, é mister socorrer aos necessitados" (v.35).
O Senhor é o Pastor Supremo, modelo de pastorado (Sl 23).
A) Supre as necessidades de todas as ovelhas (v.l).
B) Apascenta as ovelhas e lhes dá repouso, em segurança as arrebanha (v.2 - cf. Is 40.11).
C) Sacia a sede das ovelhas (v.2 - cf. Is 12.3).
D) Restaura e refrigera a alma (v.3).
E) Guia pelas veredas da justiça (v.3).
F) Tranqüiliza as ovelhas diante dos perigos e ameaças (v.4).
G) Não abandona as ovelhas, mas proporciona proteção com Sua vara e cajado (v.4).
H) Prepara a mesa das Bodas do Cordeiro na presença dos inimigos (v.5).
I) Unge a cabeça e faz transbordar o cálice (v.5).
J) Bondade e misericórdia acompanham para sempre o rebanho do Senhor (v.6).
K) Habitação eterna do rebanho será na casa de Deus (v.6).
Os títulos para o pastor no N.T. têm respaldo no quadro do A.T., particularmente ao que diz respeito ao contraste com o caçador.
O Senhor como Pastor nos dá o modelo principal para o pastorado segundo o Seu coração. Se aprendermos com Ele, não há dúvida; cumpriremos nosso papel de acordo com a vontade do Dono do rebanho.
E. DOUTORES OU MESTRES

Os mestres são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo. A missão dos mestres bíblicos é defender e preservar, mediante a ajuda do Espírito Santo, o evangelho que lhes foi confiado (2 Tm 1,11-14). Têm o dever de fielmente conduzir a igreja à revelação bíblica e à mensagem original de Cristo e dos apóstolos, e nisto perseverar.
O propósito principal do ensino bíblico é PRESERVAR A VERDADE E PRODUZIR SANTIDADE, LEVANDO O CORPO DE CIRSTO A UM COMPROMISSO INABALAVÉL. A evidência da aprendizagem cristã não é simplesmente aquilo que a pessoa sabe, mas como ela vive, a manifestação, na sua vida, do amor, da pureza, da fé e da piedade sincera. Os mestres são essenciais ao propósito de Deus para Sua Igreja. A IGREJA QUE REJEITA, OU SE DESCUIDA DO ENSINO DOS MESTRES E TEÓLOGOS CONSAGRADOS E FIÉIS À REVELAÇÃO BÍBLICA ESTÁ CAMINHANDO PARA O CAOS ESPIRITUAL.
Oséias 4,6: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento. Porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

F. DIÁCONOS CHAMADOS E OS DONS DE AJUDA OU MISERICÓRDIA

I Coríntios 12,28, - DONS DE AJUDA - Paulo exortou aos anciãos de Èfeso que ajudassem aos “fracos”. Aplicando as palavras do Senhor que disse que é melhor dar do que receber. Começa em Atos 20,35:Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. O ofício de diácono foi trazido à existência especialmente com o propósito de ajudar os necessitados. A obra dos diáconos nascer para exercer a misericórdia (Rm12,8) e socorrer (1 Co 12,28) trabalhar nos serviços materiais e sociais da igreja.

IV. OUTROS DONS MINISTERIAIS


Romanos 12, 6-8

Ver: 6-Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar seja ela segundo a medida da fé;
Ver: 7-"Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;”.
Ver: 8-”se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”.

1. DOM DE SERVIR

Servir ou ministrar é a disposição, capacidade e poder, dados por Deus para alguém servir e prestar assistência prática ao membros da igreja, afim de ajuda-los a cumprir suas responsabilidade para com Deus.

2. DOM DE ANIMAR OU EXORTAR

Exortação é a disposição de proclamar a Palavra de Deus de tal maneira que atinja o coração, a consciência e a vontade dos ouvintes, estimulando a fé e produzindo nesta vida mudanças profundas de acordo com a vontade de Deus.

3. DOM DE CONTRIBUIR

Repartir é a disposição, capacidade dados por Deus aquém tem recursos além das necessidades básicas da vida, para contribuir livremente com seus bens pessoais, para suprir a necessidades da obra de Deus. (II Co. 8,1-8 e Ef. 4,28)

Texto (II Co. 12-18)

Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem.Pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós,mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade;

Lógico que não podemos dar o que não temos para suprir a outros, mas podemos auxiliar a obra de Deus e nossos irmãos em Cristo, de acordo com aquilo que Deus está ministrando em nossas vidas. Por isso o dom de contribuir, não pode ser fingido e nem inadequado, e a Bíblia ainda nos diz:

“Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.” João 7,4

Tem um livro bem interessante com o titulo: “MORDOMIA POR QUÊ?”, autor Gilberto Fernandes Coelho, Editora A Voz do Cenáculo Ltda, que conta a seguinte história de Guilherme:
“Aos dezesseis anos ele resolveu ir a Nova York, montar um fábrica de sabão. Sabendo de seus planos, o comandante do navio chamou-o ao seu camarote e lhe disse: “Você poderá tornar-se grande fabricante de sabão, mas, nunca se esqueça de agradecer a Deus e honre – O, repartindo o que você ganhar. Comece dando um décimo de tudo o que receber.”
Esse jovem tornou-se o famoso, GUILHERME COLGATE, LÍDER DOS PRODUTOS COLGATE. O conselho do comandante do navio foi seguido por ele e logo ampliado para dois décimos, depois três décimos, chegando a cinco décimos, isto é, 50 % de sua renda. Essa atitude de Guilherme Colgate foi um reconhecimento de que Deus é o supremo doador de tudo.”

Não estamos com isso, falando para que o leitor deste estudo - faça o mesmo. O dom de contribuir é maravilhoso, mas acredito que é algo que Deus dá e capacita algumas pessoas para isso. Acredito que 50% de Guilherme, foi usada para levar Cristo as outras nações que não O conhecia, que outras pessoas que tinham fome foram beneficiadas e tantas outras coisas podem estar sendo feitas para HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS.

4. DOM DE MISERICÓRDIA

O cristão com este dom tem o a disposição e capacidade para ajudar e consolar os necessitados ou aflitos. (Ef. 2,4)

5. DOM DE LIDERANÇA OU GOVERNOS

Nos tempos de Paulo, a organização eclesiástica era a mínima possível, mas havia. Pessoas com este dom têm habilidades especiais na organização da justiça social, da administração e da ordem geral. Tais pessoas têm como dar conselhos acerca de aspectos práticos de governo da igreja como conduta de adoração pública, a compra e a venda de um imóvel, os auxílios em favor dos pobres, a expansão das obras da igreja em outras áreas e etc., cabe dentro dos administradores da igreja. Ler (I Cor. 12,28).

Pesquisado e Elaborado por: Evangelista Amábile Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário