terça-feira, 29 de setembro de 2009

Chamado para o Avivamento Bíblico

Texto: Joel 02, 12-13; versículos 23-26 e 28-29


12 - Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.
13 - Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.


23 - Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia.
24 - As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.
25 - Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.
26 - Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.


28 - E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;
29 - até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.



1 - O PROFETA




Joel significa “O Senhor é Deus”, seu nome é uma confissão de fé que expressa duas verdades, a primeira é singularidade de pessoa de Deus, só existe um único e verdadeiro Deus, e a segunda é que Deus é soberano. Ele é o que governa sobre tudo e sobre todos. É o Deus que governa a natureza, as nações e tem em suas mãos as rédeas da História. Viveu em Jerusalém por volta de 830-810 aC, no tempo do rei Joás.

Joás foi rei de Judá. Foi o único dos filhos de Acazias que escapou ao massacre, que Atalia ordenara (2 Rs 11.2). Foi salvo por Joseba, e oculto no templo pelo espaço de seis anos. No fim deste tempo foi Joás, por meio de uma revolução, elevado ao trono de Salomão, sendo ele o único sobrevivente que descendia deste rei. Começou então, um período de prosperidade, sendo restabelecida a verdadeira religião. Mas, quando morreu Joiada (sumo sacerdote), ele, influenciado por maus conselheiros, restaurou o culto de Baal, estabelecendo também postes-ídolos em honra de Astarote. Zacarias o censurou, mas Joás mandou que ele fosse apedrejado no vestíbulo do templo. Recebeu depois a recompensa da sua barbaridade os país foi saqueado por Hazael, rei da Síria - e Joás, tendo adoecido, foi morto na cama pelos seus criados (2 Cr 24.20 a 25). o seu reinado teve a duração de quarenta anos. Foi sepultado em Jerusalém, mas o seu corpo não foi levado para os sepulcros dos reis de Judá (2 Rs 11.2 e seg. - 2 Cr 24.25).

O livro de Joel fala da ira de Yaweh, executada pelos gafanhotos e atenuado pelo chamado ao arrependimento e pela garantia de que Yaweh é misericordioso.




As ênfases do profeta:




a) O pecado atrai o juízo divino – O modo como um homem vive em relação ao seu Deus vitalmente influenciará as suas alegrias ou tristezas terrenas.
b) quando o podo da aliança desobedece, Deus o disciplina, o Senhor usas das conseqüências da desobediência para trazer de volta a Deus.
c) O arrependimento sincero suspende o castigo e traz de volta a restauração. Se o pecado produz calamidade, o arrependimento é o portal da benção.
d) O Dia do Senhor será dia de trevas para os impenitentes (que não mostra arrependimento, que persiste, que se obstina no erro, no vício, no crime; insistente no pecado) e benção intraduzível para o povo do Senhor.


2. A DISCIPLINA – O DIA DO SENHOR


A calamidade que desaba sobre o povo de Judá é a invasão dos gafanhotos não sendo uma tragédia natural mas sendo a vara da disciplina de Deus sobre o povo da aliança.
O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor. Joel 1,4


A CINCO INTERPRETAÇÕES PARA “O GAFANHOTO":




a) São chamadas de etapas sucessivas do desenvolvimento dos gafanhotos (larva, pupa e inseto alado)
b) Que são quatro tipos diferentes de gafanhotos : cortador, infestantes, saltador e destruidor
c) Fala de invasão de gafanhotos pela invadindo a terra com 4 sucessivos ataques Há uma seca muito forte e uma praga de gafanhotos como cenários principais do livro. Para uma nação que dependia da agricultura e da pecuária para viver, isto era um sinal certo de grave crise econômica.
d) A descrição dos quatros impérios que dominariam o mundo: Babilônico, Medo-persa; Grego e Romano
e) A descrição que fala de demônios devoradores que atacam as finanças do povo.
O homem jamais pode pecar e fugir das conseqüências dos pecados impunemente. O que o homem semear, isso ele ceifará


AS SITUAÇÕES ESPIRITUAIS DO POVO:

1. 1. Embriaguez (exaltação causada por grande alegria ou admiração; enlevação, inebriamento, êxtase). O povo estava entregue a embriaguez que causava um entorpecimento da alma e deixava o povo completamente indiferente as calamidades. Esse torpor causava as seguintes conseqüências: tirar ou perder a energia, vigor; enfraquecer (-se), debilitar (-se); fazer perder ou perder o ânimo, a viveza; tornar (-se) preguiçoso, indolente; desalentar (-se), desanimar (-se), desfalecer, esmorecer. CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA COM DUREZA NO CORAÇÃO

2. Lamenta com a virgem .... – Retrata-se aqui um virgem comprometida em casar-se. Seu noivo é chamado marido e em razão de uma morte trágica do noivo, nunca chegam a consumir o casamento. A igreja que como noiva deixa que o noivo – Jesus Cristo, morra dentro de seu coração, não consumando assim um relacionamento verdadeiro com o Messias.
3. O templo foi abandonado – Os sacerdotes estão de luto porque o culto coletivo foi suspenso e toda a oferta na casa do Senhor foi devorada. Ficou suspenso o sacrifício diário na casa de Deus, sendo também suspensa a relação da aliança.

Pior do que o pecado é a falta de consciência dele. Pior do que a transgressão é a falta de arrependimento. Nada produz mais tristeza no meio da povo de Deus do que o pecado. Quando o povo de Deus se rende ao pecado, a tristeza é sua porção diária. O aparente prazer do pecado tem gosto de enxofre.




JOEL DIRIGE-SE AOS LIDERES ESPIRITUAIS


“Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; porque da casa de vosso Deus foi cortada a oferta de manjares e a libação.” Joel 1,13
A liderança espiritual precisa ter os corações quebrantados e os olhos molhados de lágrimas. O pecado é pior que a pobreza, do que a fome, do que a doença do que qualquer tribulação, porque nada disso por afastar Deus de nós, mas o pecado sim. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Romanos 8,35

 


3. CONVITE DE DEUS A CONVERSÃO




O arrependimento é o único caminho da restauração. É a única porta de escape do juízo. É necessário conversão integral ao Senhor.

a) O Senhor convida a uma volta para um relação pessoal com Ele:”Convertei-vos a mim de todo o vosso coração”. O verdadeiro milagre da graça, o ofendido é aquele que busca a restauração do ofensor; o ofendido é quem convida o transgressor a renunciar sua desobendiência. Não basta cair em si, é preciso voltar para casa do Pai. O povo de Judá tinha a confiança no tempo do Senhor e não no Senhor do templo. Eles haviam substituído o relacionamento pessoal com Deus pelos rituais religiosos.
b) O arrependimento
No tocante ao intelecto = o arrependimento é uma mudança de pensamento ou de ponto de vista no tocante à nossa obrigação para com a vontade e a palavra de Deus.
No tocante as emoções = Em dois elementos essenciais.
• Ódio ao pecado – Esse é um dos fatores essenciais do arrependimento, é inseparável da mudança pensamento. "Porque o pecado é visto como grande mal e também tornar-se objeto de grande repugnância. Eles terão nojo de si mesmos, por causa dos males que fizeram em todas as suas abominações." Ezequiel 6:9
• Tristeza por causa do pecado – o remorso é tristeza em vista das conseqüências do pecado, mas o verdadeiro arrependimento condena o pecado que produziu tais conseqüências.
*2 Coríntios 7:9-10
*Salmos 38:18
No tocante a vontade = O arrependiemtno pode ser definido como mundaça de pensamento para com o pecado e para com a vontade de Deus, o que conduz a uma transformação de sentimentos e de propósito a seu respeito.

A confissão do pecado a Deus - Sl. 32.3-5
Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.
O pecado deve ser abandonado - Pv 28.13 –
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Quando o arrependimento é genuíno os homens se voltam das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus; abandonam aquilo que Deus perdoa, e renunciam aquilo que Ele remite.
c) Quem jejua tem pressa, e está dizendo para Deus que a volta é mais importante que o sustendo do corpo. O jejum deve também provocar em nós uma mudança em relação ás pessoas á nossa volta (Is. 58,3-7)
d) É uma volta com quebrantamento, ou seja a restauração começa com choro e lagrimas de quem sabe que o seu pecado ofendeu a Deus.
e) Volta com sinceridade de coração. QUEBRANTAMENTO
Quebrantamento é sabermos quem somos, reconhecermos nossas limitações (humildade), e nos submetermos a vontade de Deus. Não significa ter um semblante triste, melancólico, abatido; nunca sorrir e só chorar. Existem pessoas que derramam "rios de lágrimas" e nunca experimentaram o quebrantamento. O quebrantamento não é um sentimento, mas uma decisão; não é uma experiência única, mas é um processo, um contínuo modo de viver. O quebrantamento é a destruição da nossa vontade, a fim de que a vida e o Espírito do Senhor Jesus operem através de nós. Deus permite situações em nossa vida para que haja quebrantamento. Ele quer usar pessoas quebrantadas e não orgulhosas.


4. A RESTAURAÇÃO DO POVO E A RESTITUIÇÃO DAS BÊNÇÃOS SÃO CONSEQÜÊNCIAS DIRETA E IMEDIATA DO ARREPENDIMENTO


A crise não deve nos empurrar para longe de Deus, mas para os seus braços. A frieza da igreja e o endurecimento dos corações não devem ser motivos desanimadores, mas impulsionadores para buscarmos a restauração da nossa vida espiritual. Os grandes avivamentos sempre aconteceram em tempos de crise.
“Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.” Joel 2,23-24
a) Deus removerá o castigo e restaura as bênçãos tanto materiais como espirituais
b) As chuvas restauradores serão derramadas. - A chuva temporã (outubro-dezembro) são bem vindas para romper a seca do verão A chuva serôdia (março-abril), cai especialmente na primavera , garantindo um uma boa colheita ao evitar que os cereais se ressequem ainda no pé. Tem um símbolo do derramamento do Espírito Santo.
c) Colheitas farturosas - As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.
• Trigo= a palavra de Deus sendo restaurada e pregada
• Vinho= a alegria da Salvação restaurada na vida do cristão
• Óleo = unção do Espírito Santo

Sl 104:15 o vinho que alegra o seu coração, o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que lhe fortalece o coração.
“Aplicou-lhe óleo e vinho”: Óleo > Unção. Vinho > Alegria. Contextualizando, Jesus apanha um semimorto e aplica-lhe a unção do Espírito Santo e a alegria da salvação. Ele restaurou-me a imagem e a semelhança de Deus que havia se corrompido, curou todas as minhas feridas emocionais com o óleo do Espírito aplicou-me o vinho da alegria da salvação.

O homem é a talha que procura lavar sozinho toda a sujeira e por isso nunca se lava por completo, antes retém o choro dentro dele, o que só traz tristeza e amargura, assim como os religiosos faziam! Por isso, ainda que a sua vida seja uma festa, uma hora o vinho (alegria) acaba, “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. 1 Jo 2:17


5. O VERDADEIRO AVIVAMENTO (Definiçaõ de Anísio Renato de Andrade)




E o que é avivamento? É renovação. É reanimar. É dar vida. Avivamento não é sinônimo de barulho, música agitada, palmas e gritos. Tudo isso pode, eventualmente, ocorrer em nossos cultos, mas o avivamento legítimo é o resgate de valores espirituais outrora abandonados.
Seu fundamento está firmado em três fatores indispensáveis: estudo da Bíblia, oração e arrependimento. Esses elementos "movem a mão de Deus" a favor do seu povo. Esta afirmação é fiel e digna de crédito porque o Senhor está comprometido com a sua Palavra, prometeu ouvir nossas orações e não rejeita um coração contrito e arrependido (Salmo 51). Não podemos, porém, separar esses três pontos. Palavra sem oração pode resultar em intelectualismo e heresia. Oração sem arrependimento do pecado não produz nenhum efeito. E arrependimento, sem um confronto com a Palavra de Deus, é impossível, pois é a Bíblia que nos mostra nossas falhas, enquanto o Espírito Santo nos convence.
"E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." II Crônicas 7.14
No contexto em que esse versículo foi escrito, sarar a terra significava fazer cessar as pragas na lavoura, enviar a chuva, que estava tão escassa, e fazer com que houvesse grande produção no campo e no rebanho. Assim, a vida do povo seria beneficiada em todos os aspectos.
Isto é avivamento. Deus tira as pragas e maldições e derrama a sua bênção. Tudo começa com estudo da Bíblia, oração e arrependimento, e culmina com bênçãos sem medida. Seus principais efeitos na igreja são: renovação do nosso entusiasmo pela obra de Deus, grande número de conversões, manifestações de dons espirituais, desperta mento de novos ministérios, além de bênçãos pessoais diversas.
Tudo isso é resultado do mover do Espírito Santo, que muitas vezes fica bloqueado pelos nossos pecados e pela nossa negligência.
Louvamos ao Senhor porque estamos notando a operação do Espírito de Deus em nossa igreja. O resultado está aí. A obra está acontecendo. Vidas estão se convertendo e a igreja está crescendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário