quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Característica de JACÓ

Característica do Personagem Principal - JACÓ
 
Suplantador. Suplantar=calcar com os pés; pisar, espezinhar; prostar aos pés (o vencido); derrubar; tomando-lhe o lugar; conseguir vantagem sobre (outrem ou si mesmo); sobrepujar(-se), superar(-se); ser maior do que (algo ou alguém); exceder, superar; vencer (um obstáculo ou dificuldade); superar; impor derrota humilhante a; humilhar, submeter, rebaixar.
Este nome se deu na ocasião do seu nascimento ele segurava na mão o calcanhar do seu irmão gêmeo, Esaú .(Gn 25.26)
Jacó era dotado de temperamento meigo e pacífico, e gostava de uma vida sossegada e pastoril.
Filho predileto de Rebeca que recebeu a revelação da parte de Deus: Disse-lhe o Senhor : “Duas nações estão em seu ventre,já desde as suas entranhas dois povos se separarão;um deles será mais forte que o outro,mas o mais velho servirá ao mais novo” Gênesis 25:23. Logo Rebeca sabia dos projetos que Deus tinha para vida de Jacó.
Jacó comprou de seu irmão o direito de primogenitura. Em troca de um cozinhado de lentilhas, pois estava fraco e com fome, porém essa refeição por aquele momento ébrio foi satisfatório, porém tiveram conseqüência espirituais negativas e eternas. Gn. 25,31-34.

Vantagens da Primogenitura:
 
  • Filhos do sexo masculino era consagrados a Deus – Enfoca o privilégio espiritual – Êxo. 13,2 e Êxo 22,29
  • O filho primogênito recebia dupla porção da herança paterna (Deu. 21,17)
  • Antes da instituição formal do sacerdócio em Israel, o filho primogênito era sacerdote da família, cuidadnado do culto e das práticas espirituais da família. Num. 3,12-18; 8,18; Gên. 27,29
  • Era dotado de superioridade política, social e moral, a autoria da família, depois da morte do pai. Gên. 49,3
  • O filho primogênito recebia uma bênção superior de seu pai, o que, segundo se concebia, tinha o poder de moldar os eventos futuros em favor desse filho. Gên. 27,34
Jacó com a ajuda de sua mãe foi ardiloso e enganou seu pai Isaque, já cego, vingindo ser seu irmão Esaú para ser abençoado por seu pai no lugar de seu irmão. Porém as palavras de bênçãos sobre a vida de Jacó de material conduziu ao espiritual. As conseqüências dessa situação é que ele foi abençoado e se sentiu vitorioso temporariamente, porém seu irmão teve muito ódio dele quando descobriu que ele tinha sido prejudicado.

Resultados do engano e mentira de Jacó:
 
1. Seu irmão passou a odiá-lo
2. Seu irmão queria matá-lo (inimizade)
3. Jacó foi a exílio
4. Jacó nunca mais viu sua amada mãe, a Bíblia não cita mais nada de Rebeca a não ser o seu sepultamento em Gn. 49,31 - Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia.
5. Passou 20 anos trabalhando para seu tio Labão
6. Seu tio o enganou quando ele trabalhou 7 anos por Raquel(filha mais nova de Labão) e seu tio o enganou fazendo o desposar a filha mais velha Lia e depois Jacó trabalhou mais 7 anos por Raquel.
7. Ainda Jacó defraudado por Labão numa questão de salários - e foi somente depois de vinte anos de duro serviço, que conseguiu ele retirar-se furtivamente, com sua família e bens (Gn 31). Queria Labão vingar-se de Jacó pela sua retirada, mas Deus o protegeu.
 
Experiências de Jacó
 
 
Jacó foge de Esaú a Arã e Deus renova a promessa em Betel (Gn. 28,1-4)
 
 
Apesar de Jacó ter enganado seu pai para conseguir a bênção, ele deve ir a terra de sua mãe e lá desposar uma mulher da parentela de sua mãe. Neste momento ele foi obediente a sua mãe e seu pai, e seu pai Isaque o abençoa. Gn. 28, 3-4: E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.
Este momento é bem interessante porque Jacó é enviado para terra de sua mãe, pois Rebeca e Isaque não queriam que ele se casasse com uma mulher hitita. E Esaú busca o favor paterno por meio de um novo casamento. Pois, Esaú casou com duas mulheres hititas causando angustia aos seus pais, e para corrigir essa situação ele se casa com uma prima, a filha de Ismael. Pois acreditava que poderia recuperar o seu direito de primogenitura.
Jacó obedeceu seus pais. No caminho de sua viagem a OBEDIÊNCIA FEZ COM QUE ELE PROGREDISSE. O Jacó, o enganador e suplantador, teve aprimorada a sua espiritualidade por meio da experiência mística em Betel, o seu contato e comunhão quando ele ouve o Senhor. E neste momento é o Senhor que fala da promessa que tem para vida dele. Gn. 28,11-19
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
 
JACÓ TEM DUAS ESPOSAS E FILHOS
 
FILHOS DE LIA (FILHA MAIS VELHA DE LABÃO) - RÚBEM, SIMEÃO, LEVI, JUDÁ, ISSACAR, ZEBULOM, DINÁ
FILHOS DE ZILPA (ESCRAVA DE LIA) – GADE E ASER
FILHOS DE RAQUEL (FILHA MAIS NOVA DE LABÃO) – JOSÉ E BENJAMIM
FILHOS DE BILA (ESCRAVA DE BILA) – DÃ E NAFTALI
 
 
Jacó é orientado por Deus para voltar a sua terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário